A lua, suas fases e seus mistérios

A lua, suas fases e seus mistérios

Fonte da imagem: https://i.ytimg.com/vi/yfMNuY6w5ug/hqdefault.jpg

A lua indiscutivelmente fascina. Seja pela sua beleza e ou mistérios. Como todos sabem existem quatro fases da lua: Nova, Crescente, Minguante e Cheia. A Lua é o único satélite natural da Terra e o quinto maior do Sistema Solar. É o maior satélite natural de um planeta no sistema solar em relação ao tamanho do seu corpo primário, tendo 27% do diâmetro e 60% da densidade da Terra. A distância da lua até a terra é 384.403 quilômetros.

A lua e o homem

Fonte da imagem: http://www.conexaojornalismo.com.br/fotos/neil_armstrong_auf_dem_mond_link.jpg

O contexto histórico e político da chegada á lua está inserido na corrida espacial travada entre os Estados Unidos e a então União Soviética durante a Guerra Fria, período em que ambas as nações rivalizavam pela hegemonia mundial por meio de seu poderio tecnológico, espacial e nuclear. 

No dia 20 de julho de 1969, os astronautas americanos Neil Armstrong, Edwin Aldrin e Michael Collins aterrissaram com sucesso na superfície do nosso satélite natural a bordo do módulo lunar da missão Apollo 11. Armstrong foi o primeiro a descer da Apollo 11 e, com isso, tornou-se o primeiro homem na história a pisar na Lua, seguido de Aldrin. Collins permaneceu dentro da cabine de controle, na parte da nave que permaneceu em órbita da Lua. O evento foi transmitido pela televisão ao mundo inteiro, que pôde ouvir, ao vivo, a célebre frase do astronauta ao imprimir suas primeiras pegadas no árido solo lunar: “Este é um pequeno passo para um homem, mas um grande salto para a humanidade”.

Fonte da imagem: http://s2.glbimg.com/DmWSzQ5Yf9T3kho9iKK0HLrkGYE=/e.glbimg.com/og/ed/f/original/2014/01/20/pinturaalanbean.jpg

O Programa Apollo foi criado pelo governo dos Estados Unidos e viabilizado pela Agência Aeroespacial Americana, a Nasa, para realizar pesquisas científicas na Lua. No total, foram 11 missões. As quatro primeiras ocorreram entre outubro de 1968 e maio de 1969, e fizeram apenas testes com módulos de espaçonaves e orbitaram em torno do satélite. Foi só na quinta missão, a Apollo 11, que os astronautas efetivamente pousaram e caminharam sobre a Lua. Durante três anos, o país enviou outros astronautas ao local por mais seis vezes. Com exceção de uma missão, a Apollo 13, que por problemas no funcionamento da nave teve que retornar a Terra antes mesmo de chegar à Lua, todas foram bem sucedidas. Assim, além dos pioneiros Armstrong e Aldrin, outros dez homens tiveram a chance de pisar no solo lunar.

Até 2019, doze pessoas caminharam sobre o solo lunar, todas nacionais dos Estados Unidos, em missões do Projeto Apollo. Schmitt foi o último homem a pisar na Lua no ano de 1.972. Desde então, nenhum outro homem pisou em solo lunar.

A lua e seus mistérios

Na agricultura os mais antigos costumavam acreditar em algumas coisas, como: a lua crescente não traz bons resultados para tubérculos, mas é ótima para frutos. Durante a lua nova, deveriam ser cultivadas hortaliças e a chia é ótima para os tubérculos. No entanto, não há comprovação científica nesse sentido. “O que há é a influência do campo gravitacional lunar. Quando está mais próximo, o lençol freático se aproxima da superfície terrestre e melhora a umidade. Isso favorece alguns produtos”.

Alguns astrólogos acreditam que a lua nova representa renovação. “O astro é muito próximo da gente, ele representa o nosso emocional no cotidiano. Em comparação com outras fases, a lua nova é o melhor momento para iniciar projetos”, diz a astróloga Teca Silva. Ainda segundo Teca, em outros momentos, como a lua cheia, é comum que todos fiquem mais eufóricos. Embora não haja nenhuma comprovação científica, mas vale lembrar que a euforia na lua cheia é real, sobretudo em insetos.

Fonte da imagem: https://i0.wp.com/www.fatosdesconhecidos.com.br/wp-content/uploads/2018/01/natural-resources-from-the-moon.jpg?resize=900,420

 O crescimento dos cabelos pode variar de acordo com a fase lunar. No entanto, não existem relatos científicos que comprovem a superstição. “Eu tenho muitas clientes que marcam o corte para a Lua crescente. Eu não acredito, mas elas sim”, afirma Aparecida Pedra, que atua como cabeleireira há 25 anos. “De acordo com a tradição, dizem que a Lua minguante é a melhor para os cortes”, explica. Guias para escolher a melhor Lua para o corte de cabelo não faltam. Afirma-se, por exemplo, que a Lua nova é recomendada para o fortalecimento das raízes e tornar os fios mais maleáveis. A crescente, procurada pela maioria, é aquela que oferece um crescimento acelerado e torna os fios mais brilhantes. Na Lua minguante, os tratamentos voltados para cabelos fracos ou quando há muita queda são os mais propícios.

“O movimento de aproximação e afastamento tem forte influência gravitacional. A água é uma substância muito sensível a essas variações, por isso temos alterações na maré ou mesmo nos lençóis freáticos”, explica o professor Thiago Valério. De acordo com a posição do astro em relação à Terra, determinadas regiões sentem maior efeito. A órbita da Lua dura 27,3 dias para se completar, a lunação tem duração média de 29,5 dias. O valor não é constante e, justamente por isso, a hora que cada fase se inicia costuma variar. A Lua nova, por exemplo, se inicia às 8h25min de hoje.

Fonte do artigo: https://www.correiodoestado.com.br/arte-e-cultura/fases-da-lua-e-seus-enigmas-descubra-o-que-e-ou-nao-crenca-popular/275029/
https://novaescola.org.br/conteudo/1112/por-que-o-homem-nao-voltou-mais-a-lua

Matérias Relacionadas

Comentários

estatisticas