Conheça a tabela periódica HI-TECH que mostra próximas descobertas

Conheça a tabela periódica HI-TECH que mostra próximas descobertas

Imagine qual seria o efeito de um robô que escreve textos profissionais sozinhos, ou quando os humanos serão capazes de fazer barcos e submarinos autônomos? Várias questões de diferentes áreas como biologia, tecnologia, ciência foram todas colocadas em uma tabela de tecnologias disruptivas.

Criado pelos acadêmicos da ITF(Imperial Tech Foresight), uma famosa instituição que trata de Medicina, humanidade, engenharia e ciência. Com objetivo de fazer uma demonstração de projetos de uma forma muito diferente.

Inspirada na tabela periódica, apresenta 100 inovações, que variam de coisas bem cotidianas até umas bem extremas. Como por exemplo,”Pp” conseguir prever política, “Bs” como criar sangue artificial para humanos. Cada um dos elementos é separado por cores e divididos em dois eixos, o X, horizontal representa o tempo que poderia levar para ser feito, o Y, vertical diz respeito ao nível de disrupção.

Fonte da imagem: https://img.ibxk.com.br/2018/08/07/tabela-periodica-07113939591033.jpg?w=1040

Perceba que os elementos com a cor verde, na parte esquerda inferior, representam o que está acontecendo no momento. Já os em amarelo estão para um futuro não muito distante, agora os em vermelhos pode ser uma faixa de 20 ou mais anos, os de cinza ainda não possuem nem previsões, somente um sonho de ficção científica.

Os números presentes na tabela mostram quais instituições possuem trabalhos nessas áreas, que pode ser encontrada com detalhes no site da ITF.

Fonte da imagem: https://img.ibxk.com.br/2018/08/07/07114313799036.jpg

Criado por Richard Watson e Anna Cupani, a “Tabela de Tecnologias Disruptivas” teve início  após grande pesquisa no Wikipedia e troca de ideia com especialistas de diversas áreas. Outra grande colaboradora Maria Jeansson, disse que a tabela serve como fonte de partida para discussões sobre esses temas.

Fonte do artigo: https://www.megacurioso.com.br/ciencia/108516-tabela-periodica-hi-tech-e-incrivel-e-projeta-nossas-proximas-descobertas.htm

Matérias Relacionadas

Comentários

estatisticas