Descoberto mecanismo de Anticítera de 2 mil anos atrás.

Um mergulhador descobriu no início do século XX, um navio naufragado no sul da Grécia, próximo a ilha de Anticítera. Foram encontrados móveis, estátuas, joias, porém um objeto meio esverdeado de bronze foi o que mais chamou atenção, devido ele ser parte de um mecanismo analógico complexo.

Por muito tempo esses pedaços encontrados de tecnologia antiga foi um mistério para os pesquisadores. Porém, isso está mudando e hoje acreditasse que esses resquícios são parte do mais antigo computador que se sabe.

Fonte da imagem: https://img.ibxk.com.br/2013/5/materias/2693718011618123.jpg?w=1040

Foi dado o nome de Máquina de Anticítera, era composto por um disco em sua frente e um amontoado de umas 30 engrenagens feitas de bronze por dentro, e ficava protegido por uma armação de madeira.

O historiador Derek Price ,deu uma entrevista para o The Economist, dizendo que esse dispositivo se tratava de um computador analógico com função de prever a posição da lua e sol em determinada data. Em novos estudos não só reforçaram essa teoria como também mostravam que esse computador grego era mais avançado que isso.

Outras análises

Um curador de engenharia mecânica do Museu de Ciências, Michael Wright fez novas imagens com ajuda de uma técnica de raios-X chamada de tomografia linear, e posteriormente analisadas por Allan Bromley um cientista da computação, da Universidade de Sidney. Depois dessa análise eles chegaram a conclusão que Price estava equivocado.

Fonte da imagem: https://img.ibxk.com.br/2013/5/materias/269371801161839.jpg?w=1040

Ele parece não ter levando em conta propositalmente a quantidade de dentes presentes em algumas engrenagens, para que assim os movimentos da peça pudessem encaixar nos cálculos feitos por Price. Na antiga análise mostrava um mecanismo de reversão que faria com que engrenagens específicas girassem em determinada direção.

Os pesquisadores acreditam que o mecanismo reverso indicado por Price, não seria necessário já que uma engrenagem fixa central eliminava essa necessidade. O novo estudo fala que a Máquina de Anticítera foi criada para modelar um movimento epicíclico.

Como antigamente os gregos julgavam que a Terra era o centro do universo e era rodeada por pelos corpos celestes, e todos fazendo em epiciclos fazendo um círculo em torno de um ponto que move no redor da Terra.

O estudo feito por Bromley e Wright foi descoberto que o mecanismo podia reproduzir movimento da lua e do sol, utilizando de um modelo feito por Hiparco, um astrônomo de Alexandria. Além disso, também podia calcular a rota de Vênus e Mercúrio baseado no modelo epicíclico feito por Apolônio de Pérgamo.

As teorias desses pesquisadores não parecem ser absurdas, Cícero já escreveu no século I a.C. sobre um instrumento que a cada volta conseguia reproduzir movimento da Lua, sol, e de 5 planetas. Arquimedes fala também sobre um planetário pequeno e um resgate de dispositivos parecidos em 212 d.C., na queda de Siracusa.

Fonte do artigo: https://www.megacurioso.com.br/arqueologia/36595-maquina-de-anticitera-mecanismo-de-2-mil-anos-intriga-pesquisadores.htm