Descoberto sinal de rádio vindo de fora da galaxia

As explosões rápidas de rádio (Fast Radio Bursts) são ondas de rádio com flash de Milissegundo de origem física desconhecida. Eles se originam longe da via láctea, mas a verdadeira causa deles ainda é um mistério. Apenas algumas dezenas de ERR foram detectadas até então e apenas uma foi observada repetidas vezes. Um time de canadenses adicionou 13 outras para a lista, incluindo uma repetitiva.

Fonte da imagem: https://cdn.iflscience.com/images/fd25746e-354c-5a52-95e9-d00876df0ed0/large-1547035555-cover-image.jpg

Como foi reportado em dois artigos publicados na Nature, os sinais foram descobertos pelo mais novo rádio telescópio CHIME (Canadian Hydrogen Intensity Mapping Experiment). Foi observado que 7 dos ERR possuem uma frequência incrivelmente baixa, a mais baixa que o CHIME tem. Isto sugere que seria possível que talvez se estenda a uma frequência ainda menor.

A explosão repetitiva é chamada de ERR 180814 é provável que essa pode estar metade mais próxima que a anterior, ERR 121102. A última acreditasse que pode se originar da galáxia anã 3 bilhões de anos luzes de distância, possivelmente de um resultado de uma estrela de nêutrons se movendo através de uma poderoso campo magnético.

De acordo com Ingrid Stairs integrante do time do CHIME ” Até agora, existia somente 1 ERR repetitivo. Sabendo que agora tem outra pode significar que existam outras por aí, com mais desses sinais repetitivos e mais recursos disponíveis para estudo, talvez pode ser que um dia entendamos esse quebra cabeças cósmicos, de onde vem e oque causam eles.

Fonte da imagem: https://i.ytimg.com/vi/qooyRXw_eEQ/maxresdefault.jpg

O time também notou muito espalhamento dos sinais de rádio da maioria dos novos ERR, isto sugere que o ambiente que eles são criados deixam uma marca distinta neles.

Esses achados expandem consideravelmente oque nos conhecemos sobre esses ERR. O mistério ainda está por ser revelado, mas nos estamos chegando cada vez mais próximos para descobrir oque acarreta esses imensos eventos cósmicos.

Fontes: https://www.iflscience.com/space/astronomers-detect-13-new-fast-radio-bursts-including-the-second-repeating-one-ever-discovered/