Foi descoberto por cientistas a temperatura máxima que a Terra suporta

Todo calor emitido pela terra pode afetar nós os habitantes sentimos calor. Na década de 1950 cientistas conseguiram mostrar uma relação entre a temperatura emitida para fora e o calor da superfície.

Mesmo sendo complicado falar sobre o motivo disso acontecer, pois, a Terra é um sistema muito complexo influenciado por vários elementos externos, alguns cientistas do MIT, Instituto de Tecnologia de Massachusetts, descobriram uma ligação sobre a energia liberada para o espaço e o aquecimento global.

Fonte da imagem: https://img.ibxk.com.br/2018/09/30/30160451189005.jpg?w=1040

Eles mostram que o planeta emite calor de duas formas, na superfície e na atmosfera. E conforme essa temperatura vai subindo, mais vapor de água o ar vai recebendo, formando um lenço quente cobrindo à terra. Essa ligação tem um limite.

Os cientistas perceberam que conforme a temperatura subia, a quantidade de calor expelido pro espaço aumentava, porem a emissão de dióxido de carbone mais vapor atmosférico, ele não saia e ficava preso na atmosfera. Um calor que era pra sair da terra está ficando preso, assim elevando ainda mais a temperatura.

Essa ligação de transmissão de calor só funciona até em média 26 graus Celsius, depois disso, a coisa muda pra um ambiente complicado e bem quente, criando um cenário bem desbalanceado.

Fonte da imagem: https://img.ibxk.com.br/2018/09/30/30160431252004.jpg?w=1040

De acordo com Daniel Koll um dos autores dessa pesquisa, “ainda estamos por volta de 11 graus Celsius, isso quer dizer que por enquanto estamos bem, entretanto, se continuar subindo essa temperatura na Terra, podemos encontrar um ambiente desbalanceado, aí que as coisas ficam complicadas.”

O pesquisador ainda fala nos efeitos que podem ocorrer, ” Antes Vênus existia muito vapor de água, foi criado um ambiente de efeito estufa tão elevado que calor não conseguia sair da atmosfera, fazendo um descontrole na temperatura, fazendo todo o planeta ficar quente a ponto de os oceanos ferverem.”

Ele acredita que o limite para à Terra se transformar em Vênus seria em algo em torno de 66 graus Celsius. Mas é importante lembrar que, a cada grau elevado, existem mudanças no planeta e consequência para os seres vivos, que já enfrentam escassez e extinção, alterando toda a cadeia alimentar e o meio ambiente.

Para a Terra chegar a essa ponto de Vênus seria necessária uma temperatura por volta de 66 graus Celsius. Vale lembrar que, apenas um grau de mudança pode mudar toda cadeia alimentar, fazendo espécies serem extintas, alterando todo ecossistema no planeta.

Fonte do artigo: https://www.megacurioso.com.br/ciencia/109340-cientistas-descobriram-qual-e-a-temperatura-limite-para-o-planeta-terra.htm