Por que a gente chora ao cortar cebola?

Por que a gente chora ao cortar cebola?

Com certeza você já deve ter se perguntado: por que toda vez que cortamos cebola saem lágrimas dos olhos? Além de chorar, sentimos muita ardência e tem gente que até desiste da tarefa, mas não dá pra negar que a comida fica muito mais gostosa com ela! Não se desespere, a gente te explica!

Fonte da imagem: https://br.freepik.com/fotos-gratis/mao-cortando-cebola_1469406.htm

A cebola é composta de dois elementos: as enzimas alinases e os sulfuretos. Quando você corta as cebolas, essas duas seções produzem algo chamado ácido pirúvico que, em contato com as terminações nervosas das córneas, causa a sensação de ardência nas células do globo ocular. Logo após a ardência, as glândulas lacrimais são ativadas, o que nos faz chorar.

Fonte da imagem: https://unsplash.com/photos/lQ1hJaV0yLM

Mas como evitar a ardência e as lágrimas? Existem algumas alternativas: cortar as cebolas embaixo da torneira ligada, deixá-las na geladeira e cortá-las ainda frias ou respirar pela boca sem inalar o cheiro.

E você sabia que a cebola é essencial para a nossa saúde? Ela não é só um alimento que dá tempero aos seus pratos. Na cebola contém cálcio, fósforo e vitamina C e ainda trata sua gripe, controla a diabetes e diminui os sintomas da asma.

Fontes do artigo:
https://alunosonline.uol.com.br/biologia/por-que-choramos-quando-cortamos-cebola.html
https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/curiosidades/por-que-cortar-cebola-nos-faz-chorar.htm
https://www.manualdaquimica.com/quimica-dos-alimentos/por-que-choramos-ao-cortar-cebola.htm

Matérias Relacionadas

Comentários

estatisticas