Recentemente descoberto um planeta que poderia ser rico em rubis e safiras

Tendo descoberto aproximadamente 4000 exoplanetas, uma coisa é certa. Existem muitos mundos muito peculiares por aí. O último descoberto está a apenas 21 anos luz de distância e é um exoplaneta com cinco vezes a massa a da Terra, mas com uma densidade menor.

Fonte da imagem: https://cdn.iflscience.com/images/e6679148-8435-5902-b739-fdbef6c691c9/large-1545306700-cover-image.jpg

Não é apenas a massa que forma essa super-Terra, diferente do nosso planeta. Conhecida como HD219134 b, é altamente rica em alumínio oxidado, um componente chave de muitas pedras preciosas, e por essa razão, pesquisadores pensam que safiras e rubis podem estar presentes nesse planeta.

Esse mundo orbita sua estrela em apenas três dias e esta em uma região muito quente próximo a estrela. O time usou modelos de computadores para estabelecer como o planeta poderia se formar e descobrir que provavelmente ser rico em cálcio e alumínio, com silicone e magnésio, mas bem pouco ferro.

Os pesquisadores, publicaram no Monthly Notices of the Royal Astronomical Society, sugere que o planeta em potencial pela composição poderia levar a um diferente tempo de resfriamento dos outros planetas tipo a Terra com diferentes propriedades em geral. Os pesquisadores pensam que esse objeto é uma parte de uma nova classe de super-Terras, e existem outros exemplos que encaixam nessa descrição.

Fonte da imagem: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/a/a7/PIA19833-RockyExoplanet-HD219134b-ArtistConcept-20150730.jpg/1200px-PIA19833-RockyExoplanet-HD219134b-ArtistConcept-20150730.jpg

Entre potências candidatos WASP-47 e, uma super-Terra em um sistemas planetários de 4 planetas 652 anos luz de distância da terra. Também existe 5 Cancri e, outro planeta extremamente quente que foi popularizado na média como um planeta diamante. O time pensa que o modelo deles é mais preciso.

Uma possível explicação para o planeta HD219134 b ter baixa densidade é a presença de oceanos profundos.O sistema possui outro planeta mais distante e faria sentido se o planeta quente mais ao centro fosse um rico em água. Mais pesquisa é claramente necessária, mas um planeta de rubis e safiras é absolutamente uma imagem magnifica.

Fontes: https://www.iflscience.com/space/newly-discovered-superearth-could-be-rich-in-sapphires-and-rubies/