A história das novelas no Brasil

A história das novelas no Brasil

As novelas são os programas mais vistos por todos os segmentos de sexo e faixas etárias no Brasil. Em Classificação realizado pelo IBOPE mostra que o gênero mais visto por homens na televisão aberta, em todo o país. A pesquisa ainda aponta que a audiência das novelas entre mulheres, no entanto, é quase o dobro do que entre homens. Entre as crianças, os folhetins têm mais do que o dobro da audiência dos programas infantis.

Fonte da imagem: http://catanduvaweb.com.br/wp-content/uploads/2017/01/Walter-forster-vida-alves-sua-vida-me-pertence.jpg

A primeira telenovela exibida no Brasil foi Sua Vida me Pertence, que estreou no dia 21 de dezembro de 1951 na extinta TV Tupi. Escrita, dirigida e protagonizada por Walter Forster, a novela começou a ser exibida pouco mais de um ano após a implantação da televisão no Brasil. Foi exibida com apenas vinte capítulos de 15 minutos de duração, duas vezes por semana, no horário das 20 horas, ao vivo. No elenco trazia nomes de peso como a atriz Vida Alves – a qual se tornaria famosa por protagonizar o primeiro beijo da televisão brasileira no início dos anos 60.

Em julho 2-5499 Ocupado, foi a primeira a ser exibida diariamente pela TV Excelsior, na cidade de São Paulo, às 19 horas e trinta minutos. Ela estreou em julho de 1963. A princípio, era levada ao público todas as segundas, quartas e sextas-feiras, mas a partir do dia 9 de setembro de 1963 ela passou a ser apresentada todos os dias. Nesta novela Tarcísio Meira e Gloria Menezes, que formaram um dos mais conhecidos casais de atores na vida real, formavam par romântico pela primeira vez na ficção.

Vários autores de novela ficaram famosos pelos seus folhetins. Dentre eles destacam-se: Ivani Ribeiro, Gilberto Braga, Janete Clair, Cassiano Gabus Mendes, Benedito Ruy Barbosa, Manuel Carlos, Aguinaldo Silva, Glória Perez, Lauro Cesar Muniz, Sílvio de Abreu. As tramas televisivas deram início a vários relacionamentos também fora das telas. Muitos casais se formaram nos bastidores das telenovelas e saíram das telas para a vida real. Como já mencionamos um dos mais conhecidos Tarcísio e Gloria que vivem um casamento de mais de 50 anos. Outro romance muito marcante na história da TV foi de Fábio Junior e Gloria Pires, o casal protagonizou na vida real um forte romance que foi oficializado em 1.981 e dessa relação nasceu Cléo Pires que também é atriz.

As novelas têm por característica a abordagem de temas polêmicos. Muitos destes atualmente, revelam a sociedade problemas considerados como tabu. Como exemplo, a abordagem do tema do homossexualismo e da espiritualidade (A Viagem é um clássico da TV brasileira e retrata a vida após a morte).

Fonte da imagem: http://natv.ig.com.br/wp-content/uploads/2011/07/roque-santeiro.jpg

Pegadas de humor e críticas sociais, como a clássica Roque Santeiro de Dias Gomes (teve sua primeira exibição(1.975) barrada pela censura e só foi liberada para nova gravação e exibição 10 anos depois) sempre fizeram grande sucesso entre os tele novelistas de plantão. A Próxima Vítima (exibida em 1,995 e escrita por Sílvio de Abreu) e a clássica pergunta que pairou sobre os lares brasileiros durante meses “Quem matou Odete Roitman?” (suspense criado por Gilberto Braga em Vale Tudo de 1.988), pararam o país em suas retas finais.

Fonte da imagem: https://noticiasdatv.uol.com.br/media/_versions/noticias/2014/1409783651beatriz_segall_odete_roitman_vale_tudo_fixed_large.jpg

Grande marco da história da telenovela foi o sucesso da trama A Escrava Isaura (exibida em 1976), que tinha no papel de protagonista Lucélia Santos. Folhetim adaptado do romance de mesmo nome escrito por Bernardo Guimarães, retratava a vida de uma escrava branca nos tempos da escravidão no Brasil, levou as lagrimas muitos telespectadores mundo a fora. Esta obra alcançou sucesso mundo afora e foi comercializada e exibida em mais de 80 países.

Fonte da imagem: https://observatoriodatelevisao.bol.uol.com.br/wp-content/uploads/2018/10/escravaisaura1976_leoncioeisaura_rubensdefalco_luceliasantos.jpg

Apesar de tantas opções existentes para o entretenimento nos dias de hoje, as novelas ainda mantém um público fiel e são as produções de maior investimento das redes de TV que reservam a estas tramas os horários nobres.

Fonte do artigo: Wikipedia
G1.globo.com

Matérias Relacionadas

Comentários

estatisticas