Ferrari uma das marcas de carro mais desejada do mundo

Ferrari uma das marcas de carro mais desejada do mundo

Sonho de consumo de milhões de pessoas, a marca de carros Ferrari foi Fundada na cidade de Maramello, na Itália, em 1.929, por Enzo Ferrari. A fabricante patrocinava pilotos e carros de corrida já fabricados. Somente em 1946 começou sua produção independente com o “nascimento” da Ferrari 125S, que teve sua estreia marcada com a vitória no Grande Prêmio de Roma, em 1947

Fonte da imagem: http://www.autoblog.pt/wp-content/uploads/2012/10/enzo-ferrari.jpg

De lá pra cá, a cada lançamento a fabricante deixa em suspiros os mais apaixonados por carros. Saindo das pistas para as cidades o primeiro carro de rua, o 166 Inter, foi lançado somente em 1948. A marca foi a primeira a adotar nas ruas novidades das pistas, como o controle de tração na largada e o câmbio borboleta no volante. Inovações aerodinâmicas e uso de materiais, como a fibra de carbono e o alumínio, que aumentam a leveza do chassi, e o carbono-cerâmica dos freios a disco também foram utilizados nesta versão.

A Ferrari 250, um dos modelos mais valiosos da marca, estreou no mercado em 1953. Um exemplar desde carro foi comprado pelo colecionador norte-americano, David MacNeil pagou US$ 80 milhões em uma negociação direta, sem leilão.

A Ferrari 250 GT Boano-Ellena (chamado de “tubarão” pelo imenso capô a às entradas de refrigeração), apareceu pela primeira vez em 1956, durante o Salão de Genebra, na Suíça. Recebeu o sobrenome “Boano” por causa do fabricante de sua carroceria, dirigida por Felice Mario Boano, e colaborador da marca Ghia. O “Ellena” veio de Ezio Ellena, genro de Boano.

Fonte da imagem: https://www.flatout.com.br/wp-content/uploads/2017/07/Unknown-21-900×593.jpeg

Ao completar 40 anos de existência em 1987, a marca lançou o modelo Ferrari F40. Considerado um dos mais emblemáticos superesportivos já construídas. Não foi à toa que o modelo deixou os jornalistas presentes ao lançamento boquiabertos com suas formas elegantes e ousadas e depois voltou a deixá-los impressionados com seu desempenho bruto e jamais visto em um carro de rua. Era literalmente um carro de corrida para as ruas — o carro que criou este clichê. O modelo e equipado com motor V8 de 2,9 litros de 478 cv de potência. O desenho foi desenvolvido pelo estúdio Pininfarina e a construção usa materiais como kevlar e fibra de carbono, para garantir o peso baixo. A F40 é um carro difícil de se encontrar no mercado atualmente. Mesmo depois de 30 anos ela ainda continua mais admirada e desejada que ao menos duas de suas sucessoras, a F50 e a Enzo. Mais incrível ainda, é que ainda há fatos desconhecidos ou pouco conhecidos sobre este ícone de três décadas.

Ferrari Sergio. Limitado a apenas seis unidades, foi revelado em dezembro passado. Celebra a parceria de 60 anos entre o estúdio de design Pininfarina e a montadora de Maranello. É equipado com motor 4.5 V8 de 605 cv e, segundo a Ferrari, faz a marca de zero a 100 km/h em apenas três segundos.

Fonte da imagem: https://i0.wp.com/www.6speedonline.com/wp-content/uploads/2016/11/tommy-hilfiger-ferrari-enzo-3.png?resize=300%2C197&ssl=1

A Ferrari Enzo foi criada em 2002 e teve inicialmente, 349 unidade produzidas, todas vendidas antes de sua produção. Com o número grande de pedidos o fabricante decidiu produzir mais 50 exemplares do modelo. Em 2004 a Ferrari anunciou que iria produzir mais um exemplar do modelo que foi doado ao Vaticano e vendido em leilão por mais de 1 milhão de dólares. O valor arrecadado foi destinado a obras de caridade.

O modelo de dois lugares era alimentado por um motor 6.0 V12 de 660 cv. A Ferrari Enzo parou de ser produzida há uma década, mas foi um dos superesportivos mais importantes da história — não por acaso ganhou o nome do fundador da montadora italiana. Com tecnologias inéditas da Fórmula 1 e visual matador, o modelo conquistou uma legião de fãs. Hoje, um modelo ultrapassa o valor de 1 milhão de dólares.

Não e atoa que carros da Ferrari são peças muito concorridas em leiloes. São carros quase exclusivos, alguns modelos tiverem poucos exemplares produzidos.

Fonte do artigo: https://jornaldocarro.estadao.com.br/carros/conheca-a-historia-da-ferrari/ https://www.wikipedia.org/

Matérias Relacionadas

Comentários

estatisticas