Saiba como surgiu o carnaval no Brasil e no mundo

Saiba como surgiu o carnaval no Brasil e no mundo

O maior espetáculo da terra esse ano é em março: O NOSSO CARNAVAL Mas, você sabia que ele não foi criado no Brasil?

Ratos e Urubus Larguem Minha Fantasia foi o enredo criado por Joãozinho Trinta e apresentado pelo Beija-Flor no desfile das escolas de samba do Rio de Janeiro em 1.989. O carro abre-alas traria uma reprodução do Cristo Redentor vestido como um mendigo. Às vésperas do carnaval, porém, a Arquidiocese do Rio de Janeiro conseguiu uma ordem judicial proibindo a apresentação da alegoria. Joãozinho Trinta não se deu por vencido: cobriu a alegoria com um plástico preto e acrescentou uma faixa com a frase “mesmo proibido, olhai por nós”.

Fonte da imagem: https://i.ytimg.com/vi/BJp5xMEcwsU/maxresdefault.jpg

Com essa imagem, a escola de samba de Nilópolis se consagrou e se eternizou com um dos desfiles mais emblemáticos na história da Sapucaí. A escola ficou com o segundo lugar na apuração, perdendo para a Imperatriz Leopoldinense (que desfilou com Liberdade), porém marcou a Passarela do Samba e foi campeã pelo público brasileiro. Na avenida, a Beija-Flor mostrou o contraste entre o luxo das elites e a pobreza dos mendigos que vivem no meio do lixo.

Essa é apenas uma das histórias do nosso carnaval. Existem várias outras espalhadas por todo o território nacional.

O carnaval é a festa popular mais celebrada no Brasil e que, ao longo do tempo, tornou-se elemento da cultura nacional. Porém, o carnaval não é uma invenção brasileira nem tampouco realizada apenas neste país. A história do carnaval tem suas origens na antiguidade, sendo uma festa tradicional e popular que chegou ao Brasil durante a colonização. A História do Carnaval remonta à Antiguidade, tanto na Mesopotâmia quanto na Grécia e em Roma. A palavra carnaval é originária do latim, carnis levale, cujo significado é retirar a carne. O significado está relacionado com o jejum que deveria ser realizado durante a quaresma e também com o controle dos prazeres mundanos. Isso demonstra uma tentativa da Igreja Católica de enquadrar uma festa pagã. Portanto, O carnaval é uma festa popular que surgiu ainda na Antiguidade com intuito de celebrar os deuses pagãos e a natureza. Foi reconhecida pela igreja e incluída no calendário cristão depois de muitos séculos, ainda hoje é comemorada no mundo inteiro. Possui características diferentes em cada país que o festeja.

Esse cálculo foi estipulado para que não houvesse coincidência com o dia da Páscoa Católica e para que ela não ocorresse no mesmo dia da Páscoa Judaica. Assim, ela começa com o equinócio de primavera no hemisfério norte, a partir dele é preciso saber em qual dia será a primeira lua cheia, pois a páscoa é comemorada exatamente no domingo depois dessa lua. Ou seja, sabe-se que a terça-feira de carnaval é aquela que antecede a Páscoa em 47 dias. No Brasil, a data é comemorada no outono, então começa a contar a partir do dia 21 de março, dia do equinócio no hemisfério sul.

Fonte da imagem: http://historia-do-carnaval.info/images/imagens/carnaval-veneziano.jpg

O Carnaval de Veneza é o mais tradicional do mundo, tem sua origem no final da Idade Média, quando a cidade crescia por ter se tornado um centro comercial que ligava o Oriente e o resto da Europa. Várias culturas influenciaram os festejos na cidade. Mas foi no século XVII, que os integrantes da nobreza veneziana, vestindo-se com trajes luxuosos, adornavam-se com máscaras venezianas e chapéus para se misturarem ao povo nas ruas e também para ir aos bailes. As máscaras nobres são famosas ainda hoje no mundo inteiro e nunca deixaram de ser usadas na tradicional festa da Cidade, que começa dez dias antes da quarta-feira de cinzas. As pessoas costumam se divertir na Praça de São Marcos, a mais famosa, onde se reúnem pessoas do mundo inteiro.

No Brasil, a história do carnaval iniciou-se no período colonial. Uma das primeiras manifestações carnavalescas foi o entrudo, uma festa de origem portuguesa que na colônia era praticada pelos escravos. Depois surgiram os cordões e ranchos, as festas de salão, os corsos, as escolas de samba, o frevo do Recife e os trios de Salvador.

Fonte da imagem: https://uniaonoticias.com/wp-content/uploads/2018/01/Carnaval-de-Salvador-2018-ter%C3%A1-maior-mistura-de-trios-sem-corda-e-blocos-780×405.jpg

Hoje em dia o carnaval de rua tomou conta de praticamente todas as grandes capitais do país. É o famoso carnaval democrático. Onde todos tem o direito de participar. Independente da sua classe social e se estão com dinheiro ou não. Todos estão juntos e misturados. Salvador continua sendo a cidade com mais número de turistas no carnaval. Rio de Janeiro e São Paulo disputam qual será a segunda cidade que atrairá mais foliões em 2019. Mesmo o Rio de Janeiro tendo uma tradição muito maior em carnaval, em 2018 São Paulo ultrapassou o Rio em número de visitantes. Façam suas apostas e que todos tenham um excelente carnaval.

Fonte da imagem: https://ep01.epimg.net/brasil/imagenes/2018/01/31/cultura/1517417828_870212_1517491602_noticia_normal_recorte1.jpg

Fonte do artigo: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ratos_e_Urubus,_Larguem_Minha_Fantasia
http://historia-do-carnaval.info/
https://brasilescola.uol.com.br/carnaval/historia-do-carnaval.htm

Matérias Relacionadas

Comentários

estatisticas