As maiores criaturas marinhas pré-históricas que já rodaram nosso planeta

As maiores criaturas marinhas pré-históricas que já rodaram nosso planeta

Fonte da imagem: https://img.ibxk.com.br/2014/3/materias/9984553808121637.jpg?w=1040

A quantidade de seres marinhos de diferentes espécies que já rodaram os oceanos da terra e incrivelmente abundante. Criaturas que possuíam estruturas totalmente diferente dos animais marinhos que vimos hoje, alguns possuindo um tamanho exorbitante. E uma prova de que animais extraordinários viveram aqui, são os inúmeros fosseis encontrados em várias regiões do planeta. Selecionei para vocês algumas das maiores criaturas pré-históricas já comprovadas que existiram nos oceanos.

Megaladon

Chegando a ultrapassar o tamanho de uma baleia cachalote, o clássico tubarão pré-histórico Megalodon aproximava dos 20 metros de comprimento e chegava a pesar quase 40 toneladas. Por causa de seu comprimento, ele foi considerado o maior carnívoro aquático já existente, sua mandíbula aberta chegava a medir 4 metros de altura (imagina a força da mordida), cabendo tranquilamente um carro na boca dessa criatura.

De acordo com estudo realizado nos dentes do Megalodon, é possível confirmar que ele se alimentava de baleias de pequeno a médio porte e golfinhos.

Fonte da imagem: https://pt.wikipedia.org/wiki/Megalodonte

O nome Megalodon, na verdade é uma abreviação de Megalodonte, que traduzido do grego antigo significa dente gigante. Foi um devido nome, pois o dente desse “peixinho” chegava a medir até 18 cm de altura, e estimasse que ele viveu entre 2 a 4 milhões de anos pelas redondezas do oceano.

O registro de fosseis desse tubarão contém apenas dentes e vértebras, pois, o corpo de um tubarão possui muita cartilagem. Os fosseis do megalodon foram escavados principalmente na América do Sul e América do Norte, mas seus fosseis foram encontrados em todo canto da terra.

Fonte da imagem: https://i.pinimg.com/originals/29/8e/bf/298ebf213a183d08ae5de3ad6256d131.jpg

A extinção da espécie

O que tudo aponta é que ele foi extinto pela escassez de presas. As baleias pequenas e baleias médias foram entrando em extinção devido a um aumento na temperatura do oceano, sobrando assim apenas as baleias de grande porte no qual dificultava a caça.

Acredita-se que os últimos Megalodons, tiveram que enfrentar grandes batalhas para sobrevivência. Devida as presas serem bem maiores do que o próprio peixe gigante, acredita-se que a fome e o desespero fizeram com que os tubarões apelassem para as carcaças de baleias mortas.

Leedsichthys problematicus


Podendo ser comparado ao tamanho do megalodon, o Leedsichthys, apesar de não ter fosseis de sua espinha completa, estimasse que ele poderia chegar até os 20 m de comprimento, sendo a maior espécie de peixe ósseo já encontrado no nosso planeta. Através de pesquisas realizadas com carbono 14, concluiu que o fóssil desse animal encontrado possui 165 milhões de anos.

Fonte da imagem: https://i.pinimg.com/originals/2e/7d/72/2e7d721a44e74229178e547e3f485649.jpg

O Leedsichthys era um grande filtrador, assim como as baleias-azuis e cachalotes. Sua alimentação era composta por pequenos seres, chamados plânctons, essa dieta fez com que eles crescessem absurdamente ao longo de sua vida.

Shastassauro

Agora falaremos do maior réptil marinho já achado, o incrível Shastassauro (lagarto do monte shastus) podia chegar ao tamanho de 20 metros de comprimento. Estimasse que viveu entre 200 a 250 milhões de anos atrás, seus vestígios foram encontrados principalmente na Califórnia (EUA), Canadá e China.

Fonte da imagem: https://img1.liveinternet.ru/images/attach/c/7/97/50/97050763_doistoricheskie_1.jpg

Este réptil gigante, por mais que pareça ser um animal carnívoro nem dente possuía, estudos apontaram que sua mandíbula era tão forte que capturava suas presas por sucção, apenas abrindo sua boca fortemente já era o suficiente para entrar qualquer coisa que estivesse por perto. Sua dieta era repleta de outros seres de corpo mole(ex: lulas) e também de plânctons.

Thalassomedon

Já ouviu falar no monstro do lago ness? O grande thalassomedon foi um predador dos oceanos que chegava a alcançar 12 metros de comprimento, possuindo um pescoço com quase 70 vértebras e uma nadadeira de 2 metros.

Não se sabe ao certo, qual era seu prato favorito, mas acredita-se que se alimentava de peixes de pequeno a médio porte. Foram encontrados inúmeros fosseis dessa criatura na america do norte, e viveu cerca de 90 a 100 milhões de anos atrás.

Fonte da imagem: https://img-new.cgtrader.com/galleries/12475/large_96682121-5763-4724-a6c5-dac16e5a68fe.jpg
Fonte da imagem: https://i.pinimg.com/originals/7f/12/db/7f12db44b94b04ebdccfab3144cd7eae.jpg

Fontes do artigo: https://mundopre-historico.blogspot.com/2017/04/shastassauro.html
https://mundopre-historico.blogspot.com/2017/04/shastassauro.html

Matérias Relacionadas

Comentários

estatisticas