Por que as tartarugas vivem tanto tempo?

Por que as tartarugas vivem tanto tempo?

As tartarugas podem viver facilmente por até 100 anos, e acabam vivendo quase um século viajando por várias partes do mundo, mas você saber por que as tartarugas têm uma vida tão longa? Vamos te contar um pouco mais sobre isso, pois, elas são o único animal que consegue viver mais tempo que os seres humanos.

Fonte da imagem: https://pensamentoverde.com.br/wp-content/uploads/2013/04/tartaruga-gigante.jpg

Cientistas dizem que o fato dê as tartarugas viverem um longo período de tem (em média 100 anos) está ligado com o seu metabolismo mais lento, já que tudo que elas fazem é em câmera lenta, e com isso, elas demoram bem mais tempo para queimar sua energia, demorando até mais que animais bastante menores.

Ainda não foi totalmente provada uma ligação entre o fato das tartarugas viverem mais pelo fato do metabolismo ser bem mais lento, mas muitos cientistas acreditam mesmo que o metabolismo em si esteja ligado a criação de radicais livres, que são as moléculas que danificam as células causando o envelhecimento.

Fonte da imagem:
https://bordalo.observador.pt/400x,q85/https://s3.observador.pt/wp-content/uploads/2015/10/475820464_770x433_acf_cropped.jpg

O fato é que segundo a teoria, pelo simples fato de elas demorarem muito mais tempo para danificarem suas células, acabam tempo uma vida bem mais prolongada que os demais animais e até mesmo os seres humanos.

Por elas serem animais difíceis de serem comidas e por estarem sempre em locais geograficamente isolados, elas possuem muito poucos predadores, então elas conseguem viver por longos períodos de tempo, se depender da morte natural.

Fonte do artigo: https://www.tricurioso.com/2019/01/04/por-que-as-tartarugas-gigantes-vivem-tanto-tempo/

Matérias Relacionadas

Comentários

estatisticas