Entenda o Wiccanismo, a religião das bruxas

Entenda o Wiccanismo, a religião das bruxas

Wicca é uma religião neopagã influenciada por crenças pré-cristãs. Foi popularizada apenas na década de 50 por Gerald Gardner, que foi um funcionário público britânico, antropólogo amador, escritor, ocultista e Bruxo Tradicionalista. Ele atualiza o conhecimento ancestral para o século XX e denomina esta prática de Wicca (no português denomina-se “bruxaria”), apesar do nome referência a bruxaria, a prática wicca não possui nada de aterrorizante ou satânico. A religião sofreu bastante críticas e preconceitos pelos cristãos, por eles acreditarem que é uma religião que ensina feitiços maléficos e prega coisas ruins.

Gerald passou grande parte de sua vida desassociando o mal que os cristãos estabeleciam sobre o wiccanismo, ele então enfatizava os valores positivos e o conhecimento sobre a natureza que a religião possui. A religião foi perseguida desde sua origem (desconhecida) até a década de 50, no qual a prática era proibida em diversos países.

Fonte da imagem: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/1/16/Wiccan_five_elements_1.PNG

Além de Gerald Gardner, grandes nomes descreveram a religião wicca publicando diversos livros influentes detalhando suas teorias de que as bruxas e bruxos caçados durante a Idade Média não eram, como alegavam seus perseguidores cristãos, admiradoras do Satanismo, mas simpatizantes de uma religião pagã pré-cristã que adorava deuses diferentes do cristianismo.


REPRESENTAÇÃO DO DEUS CORNÍFERO E DA DEUSA-MÃE
Fonte da imagem: http://2.bp.blogspot.com/-4FporFatV4E/VPIN1jNjqSI/AAAAAAAACTY/np5x-2l_Gcg/s1600/Deusa_e_Deus.jpg

A crença desta religião se baseia na existência de dois deuses: O Deus Cornífero, que é associado à morte, caça, magia, reina sobre um paraíso pós-mundo, à virilidade e à masculinidade foi identificado erroneamente pelos cristãos como o diabo. Enquanto que a Deusa Mãe (simultaneamente a Virgem Eterna e a Feiticeira Primordial) permite encarnar as três condições da vida humana: virgindade (inocência), mãe (plenitude), anciã (sabedoria). É associada ao amor pela vida e à regeneração e ao renascimento das almas dos mortos.
As duas divindades são vistas como duas polaridades que se completam, como o conceito de yin e yang.

Magia

Grande parte dos wicannos concordam com a ideia da magia, estabelecida por grandes mestres cerimoniais. Acreditam que a magia é uma força que eles veem como sendo capazes de manipulação através da prática de bruxaria ou feitiçaria. Denominada por vários mestres de cerimonias (bruxos), a magia é “a ciência e a arte de provocar mudança de ocorrência em conformidade com a vontade” ou então “a ciência do controle das forças secretas da natureza.”

Suas práticas são chamadas de “magia branca” para ser diferenciado de “magia negra”. Os feitiços são realizados na tentativa de provocar mudanças reais no mundo físico. Assim, os feitiços da Wicca geralmente são usados para a cura, a proteção, o banimento de influências negativas e, principalmente, a fertilidade.

Fonte da imagem:
http://wiccabruxariaemagia.blogspot.com

A religião wicca, não estabelece nem um dogma ou padrão para ser seguido. No entanto eles possuem um código de ética a ser seguido, “sem ninguém prejudicar faz o que tu quiseres”.

Rituais

Os rituais geralmente são praticados em grupos grandes, mas também podem ser praticados em pequenos grupos ou sozinhos. Para realizar o ritual, deve haver um altar limpo, purificado com ervas e que esteja organizado devidamente. Cada pessoa tem uma função dentro do ritual, exige muita calma e concentração, não podendo haver nem uma dispersão. Ao terminar a experiência, eles registram tudo em uma espécie de diário chamado “livro das sombras”.

Fonte da imagem: https://i0.wp.com/oficinadasbruxas.com/wp-content/uploads/2014/06/The-Craft-the-craft-22613561-1024-768.png?ssl=1

Símbolo

Fonte da imagem: https://static.todamateria.com.br/upload/wi/cc/wiccapentaculobb-0.jpg

O símbolo wicca é confundido muito com o símbolo do satanismo, a diferença é que a do satanismo a estrela dentro do círculo é virada de cabeça para baixo, e seus significados são totalmente diferentes. O pentáculo acima representa os quatros elementos ar, água, fogo, terra, e acima de todos, o espírito. Cada elemento em um hemisfério, e o espirito fica na ponta de cima.

Fonte do artigo: https://www.todamateria.com.br/wicca/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Wicca

Matérias Relacionadas

Comentários

estatisticas