O que faz o avião se manter no ar?

O que faz o avião se manter no ar?

Algumas pessoas têm muito medo só de pensar em entrar num avião e sempre vem a pergunta: como uma coisa tão pesada consegue ficar parada no ar com tanto peso sem cair? Vamos te explicar!

Fonte da imagem:https://br.freepik.com/fotos-gratis/close-up-da-asa-do-aviao_989069.htm

Há dois fatores que ajudam na missão: um motor que seja poderoso e que crie impulso maior do que a resistência do ar. As asas são as grandes responsáveis por manter a sustentação da nave no ar.

Mas como funciona a decolagem? Ao sair do chão, o avião já precisa estar com as turbinas a todo vapor. Elas são responsáveis por sugar o ar para dentro com o auxílio das hélices, que são responsáveis por impulsionar o avião para frente.

Além das hélices o avião precisa de asas especiais com a parte de cima curvada e de baixo reta. A combinação faz com que o ar corra mais rápido por cima da asa.

Fonte da imagem: https://unsplash.com/photos/aVMwwQU72Eo

Com o avião no alto, é preciso que o piloto acione os “flaps” (pás móveis localizadas nas asas) para aumentar o ângulo da asa e evitar que seja empurrado para cima. Para manter a aeronave em linha reta, o piloto também controla o estabilizador vertical (na parte traseira).

Resumindo, são fatores que atuam em conjunto: as hélices, as asas, a força da resistência do ar e a força do peso do avião. Ou seja, caso um deles falhem durante o processo, o avião não consegue se sustentar no ar por muito tempo.

Fonte do artigo:
http://recreio.uol.com.br/noticias/curiosidades/como-o-aviao-se-mantem-no-ceu.phtml#.XDDnFlVKjIU
https://super.abril.com.br/mundo-estranho/como-o-aviao-voa/
http://www.oieduca.com.br/artigos/voce-sabia/por-que-o-aviao-voa.html

Matérias Relacionadas

Comentários

estatisticas