Top 6 doenças mais raras do mundo

Top 6 doenças mais raras do mundo

1 – Pica (transtorno compulsivo)

Fonte da imagem: https://www.fatosdesconhecidos.com.br/wp-content/uploads/2016/11/03-141-600×405.jpg

Também conhecida como alotriofagia, essa doença interfere diretamente no apetite da pessoa. O transtorno da pica é uma vontade anormal de ingerir produtos considerados não comestíveis. Como por exemplo comer cabelo, sabão, tijolos, tinta, barro. Mas também pode ocorrer de a pessoa ingerir produtos inofensivos como o gelo ou grãos não cozidos.

Este transtorno é mais comum em crianças de 1 até 6 anos de idade, em alguns casos as grávidas também podem apresentar. A causa é relacionada a presença de distúrbio mental, como esquizofrenia, transtorno obsessivo compulsivo (TOC) ou depressão, e nas grávidas m geral é atribuída à anemia

2 – Progéria

Fonte da imagem: https://www.techexplorist.com/wp-content/uploads/2018/04/children-with-progeria-696×546.jpg

A progéria ou síndrome de Huntchinson é uma doença genética extremamente rara que faz com ocorra um desgaste precoce do organismo (envelhecimento) nos primeiros anos de vida.

Essa doença é caracterizada por um rápido envelhecimento – cerca de 7 vezes maior em relação à taxa normal – que se inicia por volta dos 18 meses de idade. As crianças portadoras dessa disfunção vivem, em média, até os 13.4 anos e geralmente morrem por infarto no miocárdio. Esta síndrome apresenta alterações em vários órgãos e sistemas como a pele, esquelético e sistema cardiovascular.

A progéria é causada devido a um ou mais acidentes genéticos, nada que possa ser prevenido. Ocorre uma mutação no gene LMNA que influencia diretamente em uma morte precoce da célula, consequentemente acontece o envelhecimento rápido nas pessoas.

3 – Doença do homem árvore

Fonte da imagem: https://static.tuasaude.com/media/article/6w/pa/epidermodisplasia-verruciforme_14708_l.jpg

Também conhecida como epidermodisplasia verruciforme, a doença do homem árvore talvez seja a enfermidade mais rara de todos os tempo. É causada pelo vírus HPV e também pelo enfraquecimento do sistema imunológico, que faz com que o vírus se alastre pelo corpo causando verrugas horrendas parecidas com raízes de árvores.

As regiões afetadas por estas verrugas são muito sensíveis à luz solar podendo ser o fator para o desenvolvimento de câncer. Assim, a mesma pessoa pode exibir verrugas em diferentes regiões do corpo, mas nem todas estão diretamente relacionadas com câncer.

4 – Síndrome de Riley-Day

Fonte da imagem: http://www.oarquivo.com.br/images/stories/curiosidades/dor.jpg

A rara doença, é uma desordem do sistema nervoso simpático e parassimpático que acaba por comprometer no desenvolvimento dos neurônios sensoriais, resultando na morte deles. Causa danos irreversíveis como insensibilidade à dor, incapacidade de produzir lágrimas, fraco crescimento, e pressão arterial lábil.

A doença é hereditária. É uma doença de caráter autossômico recessivo, significando que uma pessoa deve herdar uma cópia do gene defeituoso de cada genitor para desenvolver a condição. Os indivíduos que possuem essa doença devém tomar muito cuidado para não sofrerem ferimentos, já que não possuem mais a capacidade de sentir a dor causada por danos nos tecidos do corpo, como cortes ou queimaduras.

5 – Síndrome de Moebius

Fonte da imagem: https://elcisne.org/wp-content/uploads/2018/05/moebius.jpg

Criança incapaz de promover qualquer expressão facial

Síndrome de Moebius é um distúrbio neurológico extremamente raro. Deriva do desenvolvimento anormal dos nervos cranianos, e tem como consequência imediata a perda total ou parcial dos movimentos dos músculos da face, responsáveis pelas expressões e movimentação dos olhos.

A causa da doença é desconhecida, não se sabe por qual motivo ocorre a má formação dos nervos cranianos. Existem muitas e variadas hipóteses, mas sem provas que as legitimem.

Foram registrados 285 casos em todo mundo.

6 – Síndrome do Homem Lobo

Fonte da imagem: https://cdn.blogcamp.com.br/2011/12/Menino-portador-da-s%C3%ADndrome-de-lobisomem.jpg

Também conhecida como síndrome do lobisomem, é uma doença raríssima que teve apenas 50 casos desde a idade média. No qual pelos se desenvolvem em excesso ao redor de todo corpo, exceto as palmas da mão.

Não se sabe muita coisa a respeito das causas da síndrome do lobisomem. Sabe-se apenas que se trata de uma mutação genética, mas que nem sempre ela ocorre de forma hereditária, podendo ser espontânea (embora isso seja ainda mais raro).

Fonte do artigo: https://www.wikipedia.org/

Matérias Relacionadas

Comentários

estatisticas